style="width: 100%;" data-filename="retriever">Crédito: Divulgação (Prefeitura de São Gabriel)
O credenciamento do Centro da Santa Casa de Caridade com IPE Saúde ocorreu na última quinta-feira
Planejado para oferecer um atendimento aos pacientes de câncer com uma estrutura comparável a dos principais hospitais do Estado, o novo Centro de Oncologia da Santa Casa de Caridade de São Gabriel, agora, será referência aos usuários do Instituto de Previdência do Estado - IPE Saúde.
O credenciamento com o plano de assistência médico-hospitalar ocorreu na última quinta-feira, data de inauguração da clínica, que passa a ser referência para 10 cidades da Fronteira Oeste.
- Além de habilitarmos um serviço moderno, representa um grande ganho aos pacientes e familiares que, antes, precisavam percorrer mais de 400 quilômetros para realizar as terapias - destacou o presidente do IPE Saúde, Marcus Vinicius de Almeida.
A nova clínica atenderá até 200 pacientes por mês através do convênio. Conforme o presidente, o processo de credenciamento foi uma das prioridades desde que assumiu o IPE Saúde, há cerca de 60 dias.
- Nossos usuários precisavam recorrer ao tratamento em unidades de Uruguaiana ou Santa Maria, uma distância muito grande considerando a situação de fragilidade dos pacientes - disse Almeida.
Santiago abre concurso com duas vagas para médico
Denominada de Centro de Oncologia Marina Ramos, a clínica da Santa Casa de São Gabriel busca também o credenciamento com o Sistema Único de Saúde (SUS) para serviços de alta complexidade. A assinatura do credenciamento com o IPE Saúde contou com a presença do prefeito Rossano Gonçalves (PL); do secretário municipal de Saúde, Ricardo Coirolo; do provedor da Irmandade Santa Casa de Caridade, Luiz Carlos Dotto; e outras autoridades municipais. O IPE Saúde atende a mais de um milhão de pessoas, entre servidores públicos, dependentes e usuários de outras modalidades.
Em seu pronunciamento, Rossano mencionou o desgaste que pacientes e familiares sofrem - além da doença em si - em ter que locomover-se para outras cidades em busca de tratamento. Segundo o prefeito, o próximo passo, agora, é conseguir o convênio junto ao SUS. São Gabriel passará, segundo o provedor da Santa Casa, a ser referência para Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, Manuel Viana e Alegrete.
*Com informações do governo do Estado e da prefeitura de São Gabriel